O Atelier Mourão e seus alunos visitaram a exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”, no CCBB Rio.
Foi incrível conhecer os objetos simbólicos ritualísticos e de uso cotidiano dos povos que habitaram o território do atual Peru.
O Peru desde a época pré-colombiana detinha um grande conhecimento na manipulação de diversos metais, incluindo ouro, prata, cobre e chumbo e várias ligas. A utilização desses materiais não indicava somente o aspecto espiritual da sociedade, mas também transmitia suas crenças e códigos sociais.
Nas antigas civilizações andinas, o ouro e a prata eram os metais nobres, devido a sua estabilidade, durabilidade, brilho e flexibilidade. O valor desses materiais era muito mais do que econômico, pois simbolizava a manifestação dos poderes das divindades.
Uma das peças que mais me chamou atenção foi a coroa da cultura lambayeque, confeccionada em ouro e cobre. Por ser uma peça confeccionada entre 900 – 1400 dc, o cobre apresenta uma oxidação azul esverdeada causada pelo tempo, essa e outras oxidações conseguimos por meio de produtos químicos que ensino no curso de Pátinas, Texturas e Oxidações.
Outra peça muito intrigante é o molde de madeira e o copo escultórico, os copos eram feitos a partir de uma única lâmina de metal, onde o metal depois que aquecido era martelado sobre o molde, adquirindo o formato do modelo.
Paula Mourão ficou encantada com a exposição. “É fantástico ver a maneira que eles conseguiam construir joias com trabalhos minuciosos e cheios de detalhes. É um trabalho de maluco!”
A exposição fica em cartaz até o dia 29 de Janeiro no CCBB Rio, vale a pena conferir.