O ATELIER MOURÃO
A história do Atelier Mourão e da joalheria autoral no Brasil se misturam.
Tudo começou quando Caio Mourão, artista plástico, decidiu dar voz à sua curiosidade e se arriscar a fazer sua primeira pulseira. Autodidata, buscou encontrar conhecimento na prática, fazendo, testando e se reinventando. Com o tempo, outras pessoas passaram a se interessar pelo assunto e se juntaram ao Caio no que viria a ser o início da joalheria autoral no Brasil. Foram muitos encontros, estudos e discussões em buscas de inovações nesse meio, até então pouco explorado no país.
O Atelier Mourão como escola de joalheria foi nascendo assim, de encontro em encontro, até se tornar oficialmente a primeira escola de joalheria do Rio de Janeiro em 1981. Inspirado em seu criador, o Atelier Mourão oferece uma metodologia única em que o aluno aprende a técnica necessária para fazer cada peça, sendo estimulado a buscar soluções criativas e inovadoras para seus projetos. Atualmente, o Atelier é comandado por Paula e Livia Mourão, que mantém a memória de seu pai viva.
Nestes 40 anos de história, passaram pelas bancadas do Atelier alguns dos grandes nomes da joalheria nacional, como Alice Lobato, Ana Passos, Francisco Garcia, Lucia Abdenur, Livia Canuto, Reny Golcman, Rita Santos, Virginia Moraes, alguns deles inclusive dão aulas ou participam de nossos encontros em workshops. O Atelier Mourão oferece cursos para iniciantes e também para aqueles que já tem conhecimento e buscam se aperfeiçoar, aprender novas técnicas. Reconhecido nacional e internacionalmente, o Atelier Mourão se tornou um pólo de discussão da joalheria de autor no país, participando ainda de mostras e eventos internacionais.